Entenda já a importância do planejamento para o próximo semestre!

4 minutos para ler

Os universitários têm o hábito de deixar tudo para a última hora, o que faz com que se enrolem no final do período. Porém, quando você é dirigente de uma atlética, é necessário entender a importância do planejamento. Isso, porque as atividades nunca param e as férias devem ser usadas para se organizar para o próximo semestre.

Dessa forma, é preciso fazer um calendário de atividades que considere os feriados e outros eventos acadêmicos que possam gerar conflito.

Está perdido com o planejamento? Chega mais, porque nós temos algumas dicas para ajudar você a se organizar melhor.

Qual a importância do planejamento semestral?

Para que o planejamento da atlética tenha sucesso, é preciso que você faça tudo com antecedência, o que evita que se enrole depois. Assim, você também previne conflitos com outras atividades da universidade e de outras atléticas. No caso dos jogos, ter a data marcada antes também ajuda o time a organizar os treinos.

O legal de fazer o planejamento por semestre é que, caso alguma coisa mude ou você tenha uma grande ideia que queira colocar em prática, você ainda consegue planejar direitinho. Isso não rolaria se você optasse por fazer o plano para o ano todo, porque o prazo é muito longo.

Como fazer o planejamento?

Infelizmente, gestor de atlética, você vai precisar trabalhar nas férias. Agora que você já sabe a importância do planejamento, deve ter sacado que esse é o melhor momento para analisar o semestre anterior e pensar no próximo.

Dessa forma, é importante que cada diretoria da atlética tente prever as suas atividades. Assim, saber quando serão as competições é fundamental, pois, além de indicar o calendário de jogos, também permite definir as datas dos treinos.

Por isso, o primeiro passo é ter em mãos um calendário. Mas não é só aquele calendário do seu celular, é preciso também olhar o cronograma de atividades da universidade e das instituições com as quais você pretende buscar parcerias. Isso faz com que você pense nas melhores datas, sem esquecer de feriados e outros impedimentos.

O responsável pelas finanças da atlética deve conhecer, com detalhes, o planejamento de cada diretoria, para que antecipe os custos e receitas dos eventos, competições e produtos.

Com isso, você pode definir os seus objetivos para o próximo período e elaborar as estratégias que usará para alcançá-los. Se você quer atrair mais alunos para o seu programa de sócio torcedor, por exemplo, precisa pensar em como vai fazer isso. Ao final do planejamento, é interessante fazer um calendário unificado, com o máximo de atividades previstas que for possível.

O que o planejamento do semestre deve prever?

Depois de estabelecer os seus objetivos, é hora de definir como você vai alcançá-los. Como o principal em uma atlética universitária é o esporte, as competições devem ser a primeira coisa do planejamento semestral. Marque as datas dos jogos, os locais onde acontecerão e a estimativa dos gastos. Com as competições definidas, registre os treinos que serão necessários.

No intervalo entre os jogos, é preciso que a atlética continue fazendo parte da rotina dos universitários. Por isso, pense também em eventos como festas e ações sociais para interação com a comunidade acadêmica. Mais uma vez, não se esqueça de considerar os gastos.

Da mesma maneira, a sua divulgação e as reuniões da sua equipe precisam ser planejadas. O famoso “quem pode em tal dia” nunca funciona, então as datas e as responsabilidades do pessoal da atlética precisam ser definidas de antemão.

Com isso, já deu pra sacar qual é a importância do planejamento para que a sua atlética seja um sucesso, né? Pense nele como um mapa que ajuda você a chegar aonde deseja e, assim, como uma ferramenta valiosa para a administração. E não se esqueça de mostrar para a galera o que está no calendário, porque não adianta ele ter ficado top se ninguém souber para se programar também.

Com a sua atlética funcionando a todo vapor, você precisa fortalecer o seu programa de sócio torcedor. Venha aqui conhecer a Universitário +, um programa completinho de gestão de sócios. Chama no Zap para a gente conversar!

Posts relacionados

Deixe um comentário