O que você deve saber para fazer a gestão de treinos na atlética

4 minutos para ler

A gestão de treinos está entre as responsabilidades de um diretor de atlética universitária. Logo, ela precisa ser desempenhada de forma eficiente, já que a participação em torneios esportivos é um dos principais objetivos de uma associação.

Apesar da importância, sabemos que não é tarefa fácil organizar tudo o que envolve os treinamentos da atlética. Mas isso não é motivo para desespero. Criamos este post para ajudar você a mandar bem nessa missão.

Vamos falar sobre como funciona a gestão de treinos na atlética e como fazê-la da melhor forma possível. Acompanhe!

Descubra o que é e como funciona a gestão de treinos na atlética

A gestão de treinos da atlética é o mesmo que organizar e gerir tudo o que envolve os treinamentos dos atletas. Em um primeiro momento, a atividade pode parecer simples. Não se engane! Por causa do grande número de modalidades e jogadores, o trabalho precisa ser feito de forma eficiente, para que as equipes obtenham bons resultados nas competições.

Saiba como fazer uma gestão de treinos eficiente

Para fazer uma gestão de treinos que dê resultados, você precisa colocar algumas ações em prática. Confira, a seguir, dicas para mandar bem!

Defina e planeje as competições

A primeira dica para fazer uma boa gestão é definir as competições que a atlética participará durante o ano. Infelizmente, na maioria das vezes, não é possível participar de tudo, já que envolve deslocamento, tempo e dinheiro.

Sendo assim, é necessário enumerar quais são as competições prioritárias, e, a partir delas, incluir outras. Depois de definir quais a atlética disputará, faça um calendário preenchendo as datas de cada uma.

Forme a equipe

O segundo passo é formar uma equipe para cada modalidade — categorias masculina e feminina. Para fazer a seleção dos atletas, o mais indicado é realizar uma peneira, ou seja, jogos em que todos participam. Assim, é possível avaliar o desempenho de cada um e escolher os melhores jogadores para as competições.

Organize o calendário de treinos e jogos

Depois de definir as competições e escolher as equipes, é necessário atualizar o calendário, adicionando os treinos. Você deve levar em conta todas as modalidades e categorias. Se a atlética tem um espaço disponível dentro da própria universidade para treinar, fica mais fácil organizar os treinos e o calendário de jogos.

Agora, se for preciso encontrar quadras externas, o mais indicado é delegar a função para o treinador de cada modalidade. Portanto, forneça o calendário de jogos e deixe que ele marque os treinos com os atletas.

Documente os processos

Outra tarefa que faz parte da gestão de treinos é a documentação do processo. Ou seja, registrar cada etapa do que tem sido feito, desde a escolha da competição, a seleção dos atletas, o número de treinos de cada equipe da atlética e o desempenho nos amistosos, nos torneios e nas competições. A partir da coleta e análise desses dados, é possível avaliar e melhorar o desempenho dos times.

Fazer uma boa gestão de treinos é fundamental para o bom desempenho da atlética nos torneios. Para facilitar o processo, o mais indicado é profissionalizar esse trabalho, contando com a ajuda de uma plataforma especializada, como a oferecida pela Umais. A ferramenta disponibiliza serviços que ajudam a alavancar o crescimento das atléticas. Que tal conhecê-la?

E aí, gostou das dicas sobre gestão de treinos? Então, comece a fazê-la agora mesmo! Entre em contato com a Umais e aumente as chances de sucesso da sua atlética!

Posts relacionados

Deixe um comentário