Afinal, qual é a importância da gestão da informação para uma atlética?

4 minutos para ler

Você sabe como funciona a gestão da informação dentro de uma atlética? Antes de tudo, é preciso esclarecer que se trata de algo inerente a todas as empresas, afinal, essa organização permite o mapeamento de fluxos, coleta, armazenamento e análise de vários dados.

Ter a informação correta no momento certo, ajuda a atlética a alcançar resultados. Aliás, se bem utilizada, a gestão da informação facilita o trabalho das associações, otimizando a gestão cadastral e financeira dos sócios e as tomadas de decisão.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então, acompanhe as linhas que seguem!

O que é a gestão da informação?

É o conjunto de práticas e processos que garante o armazenamento e a classificação dos dados para facilitar o seu uso. Atualmente, as organizações utilizam sistemas que demonstram o histórico das ações e a classificação de modo rápido e seguro.

Qual a importância de gerir informações em uma atlética?

Veja, a seguir, alguns dos principais benefícios da gestão da informação no contexto de uma atlética universitária!

Facilidade para encontrar dados importantes

O primeiro benefício é a organização e a classificação dos dados. As atléticas reúnem muitas informações dos sócios, e elas precisam estar disponíveis para os gestores de modo simples e prático.

Por exemplo: o responsável financeiro deve ter bem definido quem são os sócios devedores e aqueles que pagam em dia. Além disso, é preciso ter uma organização e segmentação dos sócios. Pode ser o período em que ele é associado e quais esportes pratica. Os softwares de gestão ajudam nesse sentido.

Melhora nas tomadas de decisão

Em toda organização, as tomadas de decisão devem ser baseadas em dados — nas atléticas não poderia ser diferente. Investir em infraestrutura, oferecer novos produtos e planos ou cortar gastos são decisões que precisam ser apoiadas em informações. Isso só é possível se houver uma gestão prévia.

Por exemplo: se há 200 sócios cadastrados na atlética pagando um valor fixo, é possível calcular quanto ela terá de lucro ao fim de um ano, além de prever melhorias conforme o valor estimado. Sendo assim, a gestão da informação possibilita a criação de metas em curto, médio e longo prazos.

Otimização de processos internos

Além dos benefícios citados, a gestão da informação otimiza os processos internos e a comunicação entre a equipe. Com todos os dados organizados em um só lugar, é possível criar fluxos de ações em que cada pessoa é responsável por uma atividade.

Podemos citar como exemplos o lançamento de novos produtos, a automatização da cobrança de sócios, a organização de dados dos fornecedores e a proposta de um clube de vantagens aos associados.

Falando nisso, a Umais é uma plataforma completa para uma atlética universitária. Nela, todas as informações dos sócios podem ser organizadas de forma simples e prática. O sistema possibilita a gestão cadastral e financeira, a automatização da cobrança, a organização de venda online, o acesso a catálogo de fornecedores e muito mais.

Diante do que apresentamos, concluímos que a gestão da informação é essencial dentro das atléticas. Sendo assim, um software específico pode auxiliar muito nessa organização. Quando as atléticas abrem mão disso, os dados se perdem e o gerenciamento deles torna-se cada vez mais complicado.

Gostou do que leu? Se você está em busca de uma solução para a sua atlética, conheça a Umais e acabe já com problemas relacionados a organização de sócios, venda de produtos e gerenciamento de treinos!

Posts relacionados

Deixe um comentário