Como a atlética pode te ajudar na sua formação universitária?

4 minutos para ler

Sabia que participar de uma atlética pode contribuir (e muito!) para sua formação universitária? Pode até ser desafiador conciliar esse projeto com todas as aulas, trabalhos e provas do final do semestre, mas o esforço compensa muito. 

É a oportunidade de fazer networking, desenvolver habilidades para sua vida profissional e ter uma participação mais ativa no campus. Sem contar as festas incríveis, viagens com a turma, os jogos universitários e todas as memórias que você vai fazer.

Quer conhecer mais desse universo e seus benefícios? Espia só o texto que preparamos pra você!

Por que é importante fazer atividades de extensão? 

Já deixamos um leve spoiler na introdução, né? Mas se a gente pudesse resumir tudo em uma palavra, seria: experiência. Participar de atividades de extensão — além da sala de aula — ao se engajar com as atléticas universitárias é uma forma de expandir horizontes e fazer parte de uma série de ações de integração com outros estudantes, como:

  • práticas de esportes nas mais diversas modalidades, com direito à formação de times e à disputa em campeonatos e jogos universitários;
  • promoção de ações sociais — arrecadação de roupas e alimentos, doação de sangue ou trabalho voluntário — a fim de ajudar comunidades que precisam;
  • aproximação que incentiva novas amizades entre alunos dos mais diversos cursos e de outras universidades.

Sem contar as festas incríveis, que já viraram tradição na vida do campus. Afinal, o ritmo de estudos pode ser bem puxado no semestre, e nada como uma confraternização para relaxar depois das provas, criar lembranças inesquecíveis e se aproximar mais ainda dos colegas.

O que você pode aprender com a atlética?

Fazer parte de uma atlética universitária é a sua chance de desenvolver skills extras para a sua formação universitária antes de entrar no mercado de trabalho. Já mostramos um pouquinho das experiências que rolam, agora vamos ver os aprendizados para sua futura profissão. 

Gestão administrativa

Você sabe que muitas atléticas já são profissionalizadas, né? Isso quer dizer que as associações são similares a negócios.

Na gestão, você aprende muito sobre planejamento, organização de eventos, contato com fornecedores, arrecadação de recursos, busca por patrocínio, divulgação, prestação de contas, entre outras atividades. Uma baita responsabilidade!

Atuação em comunidade

Lembra das ações sociais? As atléticas costumam focar bastante em formas de contribuir com as comunidades locais. Afinal de contas, é bom ajudar quem precisa, pois faz bem para o coração e para sua formação pessoal e profissional. Além disso, o voluntariado também é bem visto pelas empresas.

Networking diversificado

Ter contatinhos nunca é demais, não é mesmo? Quando você menos esperar, pode rolar uma parceria profissional depois da graduação ou até mesmo um projeto bacana no meio do caminho. Sem contar aquela indicação marota para vagas, já que a atlética aproxima estudantes de vários cursos e universidades. É o match perfeito!

Relacionamento com a equipe e com os fornecedores

O trabalho em equipe é fundamental para a formação universitária, assim como o bom relacionamento com todos ao seu redor. Isso é algo que faz parte do dia a dia das atléticas, seja para organizar festas ou jogos, atrair patrocinadores ou contratar fornecedores.

Como a atlética contribui para a formação universitária?

Você deve ter percebido como cada experiência dentro da atlética e cada pessoa que você conhece — de outros cursos ou universidades — pode contribuir com sua formação universitária e seu caminho no mercado de trabalho. 

Portanto, podemos dizer que as atléticas criam oportunidades para que possamos aprender algo novo todos os dias. Além de começar a ver tudo sob uma nova perspectiva, você vai encontrar pessoas com conhecimentos que agregam e construir lembranças inesquecíveis.

Viu só como as atléticas são importantes para a formação universitária? Pode até não ser fácil conciliar as atividades com os estudos, mas sua carreira vai agradecer depois. Afinal, todas as experiências únicas vão contribuir de forma relevante para o seu crescimento pessoal e profissional e de todos à sua volta. No mercado competitivo que espera por você, cada aprendizado pode fazer toda a diferença.

E aí, animou? Então vem ver em detalhes o que é uma atlética para começar a fazer planos e participar mais ativamente na sua universidade!

Posts relacionados

Deixe um comentário