Como ter um final de semestre mais tranquilo na faculdade?

4 minutos para ler

Vários trabalhos para entregar, prazos apertados, provas com todo o conteúdo do semestre e aquela pressão básica por boas notas. Sem contar as tarefas da atlética com o balanço do ano, troca de membros, novas metas e a festa que não pode faltar para comemorar quando tudo passar. Você sabe bem o que é isso, né? Final de semestre na faculdade!

Apesar de ser bem puxado (você que o diga), nós sabemos que você vai tirar esse período de letra. E para ajudar, vamos compartilhar algumas dicas aqui que vão deixar o fechamento do semestre bem mais suave para você dar conta de todas as atividades. Bora?

Como conciliar o final de semestre na faculdade com a gestão da atlética?

Um final de semestre na faculdade pode ser bem cheio, ainda mais quando tem uma atlética para administrar. Nada que um bom planejamento não resolva! Definir prioridades, delegar tarefas, estipular prazos, enfim, se tudo estiver organizado, vai ser fichinha otimizar essa rotina atarefada sem passar por sufoco. Então se liga nas dicas!

Crie um planejamento

Planejar é preciso! Se você souber criar um bom planejamento para conciliar seu plano de estudos e a gestão da atlética, o resto será suave. E a tendência é ficar cada vez mais fácil. Separe as áreas que precisam da sua atenção: universidade, atlética e estágio (se for o caso), e comece a listar as atividades para cada uma. 

Monte um cronograma

Dividir o tempo, assim como entregar as atividades, fica bem mais fácil quando tudo está organizado em um lugar. Então, pegue as anotações da primeira dica e comece a distribuí-las em um calendário com datas de entrega. Pode ser uma planilha ou qualquer outro formato. E aí, já não ficou bem melhor para visualizar?

Defina as prioridades

Repasse todas as atividades do cronograma e comece a definir quais são as prioridades, separando o que for urgente e importante do que for apenas importante. Você pode até usar cores para acompanhar melhor, como vermelho para tarefas urgentes, amarelo para o que for importante (mas não urgente) e verde para outras atividades.

Antecipe os projetos

Sabia que um dos erros mais comuns é ir deixando as coisas para depois até que tudo vira uma bola de neve? Mas não é o seu caso! Afinal, você já administra uma atlética (e isso não é pouco). Basta manter o foco e a disciplina, antecipar projetos sem deixar nada para última hora ou acumular e seguir nossas dicas. 

Busque o equilíbrio 

Agora que as responsabilidades estão encaminhadas, falta acrescentar um fator importante para equilibrar o final de semestre na faculdade: diversão. Dedicar parte do tempo ao lazer é essencial para manter o gás nesse período tão atarefado. Então, lembre-se de reservar um tempo para sair com os amigos ou ficar com a família.

Que ferramentas podem ajudar na organização?

Além do calendário e de planilhas, você também pode usar algumas ferramentas para ajudar a organizar o semestre. Principalmente quando tem muitas atividades rolando ao mesmo tempo (provas finais, reuniões da atlética, festas, vida social) e prazos curtos. Olha só:

  • Trello: ajuda a organizar as tarefas em quadros, listas, cartões ou na forma de calendário, de um jeito bem visual e com inúmeras possibilidades de customização;
  • Asana: mostra todos os projetos que precisam ser feitos em um calendário, além de um chat para trabalhos em equipe;
  • Microsoft To Do: o antigo Wunderlist ajuda a organizar as tarefas e pode sincronizar compromissos com o Outlook;
  • Google Keep: segue o visual de post-its coloridos para fazer listas, anotar ideias e anexar lembretes em formato de texto, foto ou áudio.

Além disso, você pode contar com a Umais para organizar todos os compromissos da atlética e mandar bem no final de semestre na faculdade. Assim, vai ser moleza fazer a gestão de treinos, associados, venda de ingressos e de todas as atividades.

Um pouco de organização ajuda a afastar todo o estresse e a fazer cada dia render mais. Aí é só aproveitar seu tempo para você. Já prevemos um semestre de sucesso!

Agora que você já sabe que dá para conciliar o trabalho na atlética, estudo e diversão, só falta mostrar essas dicas para seus amigos. Então não perca tempo e compartilhe este post nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário