Dicas para não ficar sem dinheiro no caixa da atlética

4 minutos para ler

Ser dirigente ou fazer parte do financeiro de uma atlética é uma excelente experiência para os jovens que estão na universidade. Assumir um papel de responsabilidade à frente da atlética, que faz a alegria de muitos colegas e mantém os estudantes unidos, é ótimo, entretanto, há também as responsabilidades — evitar ficar sem dinheiro é uma delas.

Para que isso não aconteça, é preciso estar atento às ações que devem ser colocadas em prática pelo financeiro. Neste post, vamos dar algumas dicas para deixar o caixa da atlética no positivo. É só continuar lendo!

Faça um bom planejamento financeiro

A nossa primeira dica é para que você tenha um bom planejamento financeiro. Isso envolve ter o controle de todas as despesas e receitas da atlética. É importante que o cenário seja o mais fiel possível ao que realmente acontece. Caso contrário, seus dados e seu planejamento financeiro não estarão corretos, podendo causar prejuízos.

Sendo assim, faça uma planilha e a mantenha atualizada. Descreva todas as possíveis receitas do ano. Para que seja próximo à realidade, utilize dados que você já tem. Anote também todos os próximos eventos já marcados. Por fim, adicione as despesas que você sabe que terá (chamadas de custo fixo), e pense nas variáveis. Com esses dados, você já terá uma ideia sobre a saúde financeira da sua atlética e o que é necessário fazer para não ficar sem dinheiro.

Antecipe problemas

Ao organizar eventos, fazer encomendas de produtos para vender ou qualquer ação que envolva custos, trabalhe sempre com uma margem. Ou seja, adicione ao valor de venda uma quantia a mais que seja suficiente para suprir algum eventual problema que gere custos.

Se você imagina que uma festa terá 100 pessoas, calcule um valor lucrativo de ingressos considerando que somente 70 comparecerão. Assim, as chances de haver prejuízos caso algumas pessoas desistam diminui.

Tenha uma reserva financeira

Além das outras dicas, um dos grandes segredos para não ficar sem dinheiro é sempre ter uma reserva financeira. Talvez no começo das finanças seja um pouco difícil. Nesse caso, considere guardar dinheiro como se fosse um custo, ou seja, uma obrigação. Você pode começar com qualquer valor. Aos poucos, essa quantia se tornará uma reserva que ajudará nos momentos difíceis.

Aposte na captação de recursos

Você já sabe como organizar o dinheiro e como se precaver para não ficar sem. Agora a nossa dica é sobre como aumentar as receitas na atlética. Para ganhar dinheiro, você deve apostar na venda de produtos, realização de eventos, associação dos alunos e parcerias.

Quanto maior e mais variadas forem as fontes de renda da atlética, menores as chances de ficar sem dinheiro. Planeje a venda de produtos, eventos e rendas por trimestre. Assim é mais fácil de organizar a captação de recursos.

Ficar sem dinheiro pode comprometer a saúde da atlética. Por isso, é muito importante ter sempre um bom planejamento e trabalhar com vários cenários. Para ficar no positivo, aposte nas nossas dicas e preserve o seu capital de giro. Conte também com a ajuda de uma plataforma tecnológica para a profissionalização, gestão e organização da sua atlética.

E então, gostou do post? Agora que você já sabe o que é preciso ser feito para não ficar sem dinheiro na atlética, que tal aprender mais sobre controle financeiro? Confira aqui como fazer um controle de fluxo de caixa eficiente!

Posts relacionados

Deixe um comentário