Como fechar parcerias para atléticas? Confira 4 dicas

4 minutos para ler

Fechar parcerias é algo muito importante para uma atlética, especialmente a fim de obter recursos para tornar possível a realização de jogos universitários e festas. Afinal, muitas vezes elas não contam com o apoio financeiro da universidade.

Primeiro, é fundamental que as atléticas universitárias saibam diferenciar patrocínios de parcerias. Enquanto nos patrocínios o pagamento pela divulgação é feito em dinheiro, nas parceiras o pagamento se dá por meio da troca de produtos.

Agora que você já sabe diferenciar os conceitos de patrocínios e parcerias, acompanhe este post para coferir 4 dicas de como fechar parcerias realmente boas para atléticas!

1. Conheça o público

Para fazer uma parceria de sucesso, é fundamental conhecer o seu público. Para tanto, é preciso ter como base informações e dados sobre os alunos, como a quantidade de estudantes e o número de pessoas presentes nos eventos realizados pela atlética.

Além disso, é preciso conhecer os gostos e as preferências dos alunos. Realizar uma parceria com uma fabricante de espumantes, por exemplo, pode não ser nada eficaz se quem participa dos eventos preferem beber cerveja.

O mesmo vale para parcerias com baladas, por exemplo, já que não adianta fazer uma parceria com um ótimo local, mas que cobra valores exorbitantes e não condizentes com o perfil financeiro do aluno da atlética.

2. Faça uma apresentação institucional impecável

Uma atlética que deseja entrar nesse tipo de negócio e fechar parcerias deve, sem dúvida, saber como demonstrar esse fato em uma negociação. Assim, é preciso saber como apresentar a atlética da melhor maneira possível para que seja possível obter sucesso e fechar a parceria.

Nesse momento, é fundamental demonstrar profissionalismo. Para tanto, é importante criar uma apresentação organizada sobre a atlética, com fotos e informações sobre seus eventos, como jogos universitários, viagens e festas.

Durante essa etapa é importante apresentar ao futuro parceiro resultados quantitativos em redes sociais, eventos e possibilidades de exposição da marca para que ele se interesse ainda mais pela parceria.

Contar com uma apresentação institucional impecável é imprescindível para atrair a atenção de futuros parceiros e, portanto, é preciso realizá-la com atenção, já que se trata da “embalagem” da sua proposta de acordo.

3. Busque no comércio local

O comércio local, ou seja, os estabelecimentos que já fazem parte da rotina dos estudantes de sua atlética, são excelentes locais para dar início a boas parcerias. Afinal, todos já conhecem e aprovam a qualidade do serviço.

Além disso, muitas parcerias deixam de existir porque um dos lados ganha mais do que o outro, o que faz com que o relacionamento entre as partes fique desgastado e termine antes da hora. Com o comércio local, esse risco diminui tanto em razão de sua localização próxima quanto pelos estudantes já estarem acostumados com o serviço.

Uma boa estratégia também é dar preferência ao estabelecimento recém-aberto ou que não tem o melhor movimento da região. Esses estarão mais abertos a parcerias para aumentar o movimento em seus estabelecimentos.

4. Consiga descontos

Fazer parcerias é uma forma de conseguir descontos em produtos que a atlética precisa, como em lojas de artigos esportivos e estabelecimentos que vendem artigos para festas, por exemplo. Assim, é possível fazer divulgações em troca de conseguir um preço melhor.

Também é legal que as atléticas procurem por parcerias para fazer um esquema de sócio-torcedor. Nesse caso, aqueles que se filiarem ao programa pagam uma taxa e tem direito a descontos nos estabelecimentos parceiros da atlética. Mais uma vez, é interessante procurar pelo comércio local, como academias e clubes, para conseguir bons parceiros.

Agora que você já conhece as principais dicas para fechar parcerias de sucesso para atléticas — o que vai ajudá-lo, por exemplo, a obter recursos para a participação de jogos universitários e outros eventos —, é importante lembrar que antes de fechar uma parceria é fundamental apresentar todas as exigências da atlética ao seu futuro parceiro, já que ambas as partes devem cumprir com o acordo de forma integral.

Para você que chegou até aqui, preparamos um prêmio especial: nossa planilha especial para atléticas! Faça o download e utilize-a para prospectar as parcerias desejadas pela a atlética.

Gostou das dicas que trouxemos neste artigo? Então continue a visita em nosso blog e descubra como encontrar os melhores fornecedores para atléticas universitárias!

Posts relacionados

Deixe um comentário