Conheça a história dos eventos esportivos universitários no Brasil!

5 minutos para ler

Os eventos esportivos universitários costumam ser importantes para as atléticas das universidades, já que é um momento que faz parte da boa integração universitária. E quem não quer curtir dias de festas com pessoas de várias cidades diferentes, open bar e competir em várias modalidades esportivas, não é mesmo?

Apesar de muita gente achar que esses eventos só foram criados graças à cabeça moderna e antenada da nova geração, a verdade é que os jogos universitários são bem antigos. Eles acabaram tomando forma com o tempo, mas na década de 1930 o ensino universitário já promovia eventos esportivos no Brasil.

Se você quer saber mais sobre os eventos esportivos universitários e conhecer a sua história no Brasil, acompanhe o post que vamos apresentar seus detalhes. Continue a leitura e confira!

Como os eventos esportivos universitários surgiram no Brasil?

As primeiras federações desportivas universitárias do Brasil surgiram em 1930, quando as disputas eram entre faculdades de São Paulo e Rio de Janeiro.

A tradição dos jogos só começou de verdade em 1933, quando a Federação Atlética dos Estudantes foi criada (mais tarde, ela passou a ser chamada de Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU). Com o tempo, os eventos foram ficando famosos e outros estados começaram a participar. Já a CBDU foi criada em 1939 para organizar algumas diretrizes para o esporte universitário.

O Intermed, por exemplo, que reunia estudantes de medicina do Brasil todo, foi um dos principais eventos esportivos universitários da época que ocorreu fora do eixo Rio-São Paulo, com uma edição em 1957 em Curitiba.

Mas a verdade é que só a partir dos anos 1980 é que os jogos universitários atingiram um público maior. Já em 1993, o esporte foi reconhecido como uma chance de fortalecimento das marcas universitárias por causa da Lei Zinco.

Nos anos 2000 o Ministério do Esporte criou uma divisão responsável pelo desenvolvimento do esporte universitário, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) — que impulsionou de uma vez o mercado universitário esportivo brasileiro e, desde então, os eventos não pararam mais.

Quais são os principais eventos esportivos universitários hoje em dia?

Muitos eventos esportivos universitários atuais, que têm várias modalidades, torcidas, baterias e festas para integrar os torcedores e os atletas, acontecem no Brasil. Veja quais são os principais!

Engenharíadas

O Engenharíadas foi criado pelas principais atléticas de Engenharia do Estado de São Paulo em 1999 e conta com um público de mais de 4 mil pessoas em cada edição.

Hoje em dia, é a principal competição entre faculdades de Engenharia do país e outras edições já acontecem em estados fora de São Paulo, como o Engenharíadas Mineiro, que em 2019 ocorreu em Sete Lagoas – MG com o tema da série da HBO Game of Thrones, e o Engenharíadas Paranaense, que teve sua última edição em Umuarama – PR e reuniu 26 atléticas do estado.

Jogos Jurídicos

Os Jogos Jurídicos são os principais jogos universitários entre as faculdades de direito do Brasil e, apesar de ter sido fundado no Estado de São Paulo em 1976, hoje em dia muitos estados do país contam com uma edição própria, já que as disputas ocorrem entre as universidades de cada estado.

Desde de 2017 os Jogos Jurídicos Estaduais de São Paulo contam com um modelo de liga com duas divisões, a Série Ouro e a Série Prata, sendo que as Atléticas que ficam com as duas últimas colocações da categoria Ouro são rebaixadas para a Prata, enquanto as duas melhores atléticas classificadas na categoria Prata sobem para a Ouro.

TUSCA

A Taça Universitário de São Carlos (TUSCA) é um jogo universitário que acontece tradicionalmente no mês de Outubro na cidade de São Carlos, em São Paulo. É um dos maiores eventos esportivos universitários, sendo que aproximadamente 150 mil pessoas participam dos seus quatro dias de festas e competições.

Agora que você já conhece a história dos eventos esportivos universitários no Brasil e sabe até quais são os principais jogos que acontecem hoje em dia, não deixe a sua atlética de fora desses importantes eventos, pois a vida universitária não é só se trancar nas bibliotecas!

E aí, sabe de mais alguns Jogos Universitários que bombam entre a sua galera? Compartilha aí com a gente!

Se você curtiu esse post, continue a visita no blog e conheça mais sobre Cheerleading e como esse esporte está crescendo entre as atléticas!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário