Veja como a atlética contribui para a promoção do esporte universitário

4 minutos para ler

A gente já está careca de saber que prática de esportes universitários apresenta inúmeros benefícios em várias áreas da nossa vida, como saúde física e mental, sociabilidade, diversão, etc. Como vocês estão sempre sob muita pressão, entre rotinas cansativas, provas intensas e trabalhos, ninguém aguenta ficar sem dar uma relaxada, não é mesmo?

Pois o exercício físico, combinado com a interação com outros colegas, é uma válvula de escape legal e muito saudável. Normalmente, os esportes promovidos pelas atléticas têm essas duas vantagens, sendo organizados em equipes em que todos treinam bastante com o objetivo de mostrar que sua atlética é a melhor do Estado nas competições regionais.

Quer saber mais sobre a importância de promover o esporte universitário na sua faculdade por meio da atlética? Acompanhe!

Como o esporte universitário tem mobilizado os atletas no país?

De acordo com estatísticas da Confederação Brasileira de Desporto Universitário, os eventos de esporte universitário envolveram mais de 800 instituições em todo o país em 2017, último ano do estudo, com cerca de 80 mil atletas-estudantes participando ativamente.

As atléticas são responsáveis por montar e manter os times enviados para esses eventos. Com isso, ajudam a alimentar o sentimento de pertencimento tão importante para o bem-estar universitário.

Mas o que importa mesmo é o papel que vocês têm em proporcionar as melhores memórias aos estudantes. Após formados, muitos deles vão se lembrar de torcer e de jogar pelas equipes que as atléticas organizaram e incentivaram a treinar.

Qual é o papel da atlética na promoção do esporte?

Como diretor de uma atlética, você já deve ter percebido diversas vezes que o esporte universitário do Brasil não recebe muito apoio institucional. As universidade repassam nenhum ou pouco dinheiro, assim como o Governo. Desse modo, sua atlética sobrevive da contribuição dos alunos. Por isso, uma boa gestão é essencial para que vocês sejam capazes de montar as equipes, promover eventos para atrair atletas e investir nos talentos.

A seguir, você vai conferir como a atlética atua para promover a prática esportiva no país.

Organização de eventos

As atléticas são responsáveis por organizar os festas de arrecadação de fundos para os times e organizar competições internas para treinamento. Esses eventos movimentam o calendário universitário durante todo o ano e preparam para as competições inter-universitárias.

Então, para ter uma equipe vencedora, é necessário um grande esforço das atléticas. Geralmente, é preciso alugar um espaço para as festas, encontrar quadras adequadas para o treinamento, contratar organizadoras de eventos, coordenar a montagem da infraestrutura, etc. Ou seja, não há nenhum tarefa fácil.

Promoção da prática esportiva

Outra tarefa é a promoção do esporte no dia a dia dos estudantes. Para isso, uma boa divulgação digital das modalidades, dos treinos e das competições é imprescindível. Com o uso correto das redes sociais e a criação de uma identidade visual única, é possível atrair novos atletas talentosos que ajudarão a atlética a conquistar todos os títulos.

Outro ponto muito importante é a disponibilização de locais de treinamentos adequados para que todos se sintam confortáveis na hora de treinar.

Motivação

Você nunca deve se esquecer também de motivar seus atletas, o que pode ser feito com estratégias de valorização de cada um deles. Nos diretórios acadêmicos e nas sedes das atléticas, nunca deixe de expor os rostos dos atletas que se destacam pelo envolvimento. Isso vai mostrar reconhecimento!

Quando as equipes ganharem alguma premiação, não deixe também de fazer uma divulgação bem ampla, pois é essencial mostrar a alegria proporcionada pela equipe para todos os colegas.

Portanto, a atlética deve ter sempre um papel muito ativo na promoção do esporte universitário. Com isso, vocês conseguem criar um espaço muito legal para que os alunos possam desenvolver outras habilidades fora do ambiente acadêmico, além de descontrair e relaxar da pressão do dia a dia.

Quer saber como conseguir mais associados para a sua atlética? Então, descubra como fazer isso em nosso post especial sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário