Entenda a importância do esporte universitário no Brasil e suas modalidades

4 minutos para ler

O esporte universitário tem crescido cada vez mais no Brasil. Logo, diversos estudantes montam times ou participam de atléticas para representar seus cursos em eventos esportivos, que são cada vez mais frequentes e atraem diversos atletas e torcedores.

Justamente por isso decidimos criar este post. Nele, vamos falar sobre a importância do esporte universitário no Brasil e mostrar quais são as principais modalidades disputadas.

Se você é dirigente de atlética, atleta, torcedor ou simplesmente se interessa pelo tema, não pode perder. Siga com a leitura e fique bem informado!

Importância do esporte universitário no Brasil

A prática de esportes pelos universitários oferece diversos benefícios, tanto para quem os pratica, como para todos os envolvidos nos jogos e torneios. Os atletas podem aproveitar as vantagens relacionadas à saúde física, já que a atividade esportiva melhora o desempenho, mantém doenças crônicas afastadas e aumenta a qualidade de vida.

O esporte universitário possibilita ainda a chance de pessoas participarem de competições de bom nível, mesmo que tenham escolhido outras carreiras para seguir. Já os responsáveis pelas atléticas, ou seja, aqueles que executam cargos de gestão, ganham experiência profissional na área administrativa, gerencial e comercial.

Além disso, todos os outros envolvidos se beneficiam dos jogos, já que o ambiente esportivo reúne muitas pessoas diferentes, proporcionando uma grande integração, o início de novas amizades e o aumento do círculo social.

Principais modalidades esportivas praticadas

Agora que você já sabe por que o esporte universitário é tão importante, que tal ficar por dentro das principais modalidades disputadas nos jogos universitários? Continue acompanhando!

Natação

A natação é um esporte olímpico e tem sido disputado nos jogos universitários, seja entre universidades da mesma região, seja nas competições estaduais ou nacionais. Normalmente, a modalidade é dividida conforme o tipo de nado, podendo o atleta se inscrever individualmente ou em equipe, nas seguintes categorias: nado livre, peito, costas, ou quatro estilos.

Futebol

A modalidade futebolística, de longe, é a que mais tem torcedores no país. Nos jogos universitários não é diferente. O futebol faz muito sucesso e costuma ser um dos esportes mais assistidos durante as competições.

Futsal

Por causa das dificuldades de acesso ao futebol, como campo ou número de jogadores, o futsal tem feito sucesso no meio universitário. A modalidade é semelhante ao futebol de campo, mas disputada em salão e com um número menor de atletas. Essas características o tornam um dos esportes mais disputados nas competições, tanto por homens como mulheres.

Vôlei

O vôlei costuma ser muito jogado pelos universitários durante os intervalos. Basta uma bola, uma rodinha e já é possível trocar passes e se divertir. Durante os torneios, normalmente ele é disputado na versão clássica, dentro da quadra, ou na modalidade de vôlei de praia.

Basquete

O basquete tem ficado cada vez mais famoso entre os universitários. Os playoffs (jogos finais) da NBA, a liga americana de basquete, faz sucesso entre a galera. Dentro das quadras não é diferente. De novo, tanto homens como mulheres o praticam bastante.

Atletismo

Muitas pessoas pensam que o atletismo envolve apenas a prova de corrida. Mas saiba que essa modalidade olímpica vai além disso. Veja, na lista abaixo, algumas opções disputadas em jogos universitários:

  • provas de velocidade (100, 200 e 400 metros) individuais ou em forma de revezamento;
  • provas de velocidade com barreiras;
  • lançamento de dardo e disco;
  • arremesso de peso;
  • salto em altura;
  • salto em distância;
  • salto triplo.

O esporte universitário atrai a atenção de muitas pessoas. Logo, a função da atlética — que coordena a equipe, os atletas e a torcida — é tão importante. Inclusive, por causa da alta competitividade, as associações precisam fazer uma boa gestão e estar sempre atualizadas para se destacar e conseguir mais visibilidade.

Agora que você já sabe a importância do esporte universitário e suas principais modalidades, que tal deixar que a galera da sua faculdade também descubra? Compartilhe o post em suas redes sociais para seus amigos lerem!

Posts relacionados

Deixe um comentário