Como a atlética pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional?

4 minutos para ler

Durante a estadia na universidade, você arrisca dizer qual é a melhor forma de combinar amizades duradouras, construção de networking e desenvolvimento profissional? Saiba que as atléticas, associadas equivocadamente por muitos estudantes apenas a festas e esportes, são uma boa opção.

Para provar o nosso argumento, apresentaremos alguns benefícios das atléticas para o desenvolvimento profissional, tanto dos associados como dos dirigentes. Você entenderá como aproveitar essa experiência no ambiente universitário é importante para moldar a sua atuação no mercado de trabalho.

Confira!

Aprimoramento do networking

A atlética é uma ótima maneira de fazer novas amizades, principalmente para estudantes que optam por universidades fora da sua cidade. Esse aspecto também leva a outro, capaz de influenciar a vida profissional: o networking.

Isso porque o contato com pessoas diferentes contribui com o desenvolvimento de uma rede, que servirá para turbinar sua jornada profissional. Além de garantir companheiros para a vida toda, também é possível construir um relacionamento próximo com futuros empreendedores.

Aprendizado sobre gestão

Dirigir uma atlética é um trabalho duro, mas recompensador. Afinal, é preciso lidar com a logística dos eventos, a organização de festas e todo o cronograma envolvendo os campeonatos, por exemplo. Ou seja, o dirigente deve ter tato com atletas, membros de torcidas organizadas, associados e com todas as obrigações relacionadas a esse público.

Essa experiência é um aprendizado rico sobre gestão, que será aproveitado durante a jornada profissional. Além de fazer networking, o dirigente de uma atlética também se acostuma a ser um gerenciador de pessoas e processos. Isso é especialmente importante para aqueles que almejam ocupar cargos de liderança no futuro. Que tal começar a exercer esse papel logo na faculdade, hein?

Experiência de empreendedorismo

É importante notar que muitas atléticas são efetivamente empresas, que contam com CNPJ, estatuto próprio e diretoria. Dessa forma, ao conduzir uma instituição desse porte, os dirigentes adquirem uma experiência relevante para o empreendedorismo.

Além de ganhar conhecimentos de gestão, os dirigentes também exercem efetivamente o controle de empresas. Portanto, caso eles sejam bem-sucedidos em fazer a atlética crescer e manter um número estável de adeptos, podemos dizer que estão dando os primeiros passos para uma carreira brilhante como empreendedores.

Novas perspectivas

Ao se juntar a uma atlética, o estudante se relaciona com pessoas com os mais variados interesses: atletas, dirigentes, organizadores de evento e por aí vai. Além do companheirismo, entrar em contato com essas novas perspectivas é importante também para o próprio desenvolvimento profissional.

Afinal de contas, o quadro de funcionários de uma empresa dificilmente é 100% homogêneo. Embora todas as pessoas estejam alinhadas aos mesmos objetivos, elas têm características diferentes e desempenham funções específicas dentro da organização. O estudante exposto ao ambiente de uma atlética só tem a ganhar com isso.

Responsabilidade social

Festa e esportes são ótimos e todo mundo gosta. Mas uma boa atlética vai além da mera diversão momentânea. É comum encontrar instituições que têm como objetivo a responsabilidade social, buscando melhorar as comunidades nas quais elas estão inseridas.

É possível realizar trabalhos voluntários em orfanatos e organizar eventos beneficentes, cuja renda é revertida a projetos que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade. Todo esse trabalho é ainda mais importante durante um período de pandemia, por exemplo, já que muita gente se encontra fragilizada por conta da crise econômica.

Como você viu, as atléticas têm um papel marcante no desenvolvimento profissional de seus associados e dirigentes. Elas proporcionam uma experiência prática de gestão, buscam realizar trabalhos sociais e ainda servem como uma oportunidade de fazer networking. Não é à toa que enriquecem a jornada tanto dos dirigentes como das demais pessoas vinculadas a elas.

Gostou do post? Se sim, aproveite a visita ao blog e fique por dentro dos principais cargos e funções na atlética!

Posts relacionados

Deixe um comentário