Controle de fluxo de caixa: qual a importância para a atlética?

3 minutos para ler

A gestão financeira da atlética é um ponto fundamental para a realização de seus projetos e deve ser feita de forma cuidadosa, metódica e de acordo com as boas práticas de controle financeiro. Para isso, é importante entender o que é e como fazer o controle de fluxo de caixa da atlética.

Explicamos agora, em detalhes, como fazer isso da melhor maneira, mostrando por que realizar o controle é importante para a atlética. Veja o conteúdo abaixo e ótima leitura!

Entenda o que é fluxo de caixa e sua importância

Quando falamos em fluxo de caixa, estamos tratando de entradas e saídas de dinheiro do caixa, o que significa que ele registra tudo que é recebido e pago. Seu objetivo é permitir que seja possível entender como está a saúde financeira e o fluxo de recursos.

Para que o fluxo de caixa seja eficiente e realmente represente a realidade dos recursos da entidade ou empresa, no entanto, é fundamental que ele seja atualizado de forma constante, registrando todas as transações de entrada e saída de forma categorizada e detalhada.

Saiba como fazer o controle de fluxo de caixa

Agora que você entendeu o conceito de fluxo de caixa, é interessante também conhecer algumas dicas para realizar o controle de fluxo de caixa de forma eficiente e descomplicada. 

Como dissemos, para que ele tenha os resultados esperados, deve ser feito de forma metódica e cuidadosa. Veja alguns dos processos que garantem um controle de fluxo de caixa eficiente.

Registrar e categorizar todas as movimentações

O primeiro passo para um controle de fluxo de caixa eficiente e que represente fielmente as movimentações financeiras está em registrar e categorizar todas essas movimentações. 

Isso significa que é importante anotar e detalhar cada transação, seja ela de entrada ou saída de recursos, descrevendo também qual a origem deles, no caso da entrada, mas também sua destinação, em caso de registro de saída.

Verificar o fluxo de caixa diariamente

Outro processo importante para um controle de fluxo de caixa eficiente é realizar sua verificação diária, de forma a confirmar se todas as movimentações foram registradas, se existe alguma informação a ser corrigida e para compreender a situação dos recursos da atlética.

Avaliar o capital de giro

Também é importante que a análise e o controle de fluxo de caixa levem em consideração o capital de giro existente, já que ele também é importante para compreender as movimentações financeiras realizadas e o caixa da atlética para futuras ações.

Veja a importância do controle de fluxo de caixa para a atlética

Como é possível concluir, realizar o controle de fluxo de caixa é fundamental para o funcionamento adequado da atlética, evitando problemas em gestões posteriores e também conflitos que possam surgir por contas das movimentações financeiras.

Além disso, ao realizar o acompanhamento do fluxo de caixa diariamente e avaliar o capital de giro disponível, é possível organizar os projetos e ações da atlética de forma inteligente e estratégica, garantindo recursos para tal.

O que você achou de entender o que é fluxo de caixa e sua importância, saber como é possível realizá-lo e também de entender por que ele é importante para a atlética? Se você achou esse conteúdo útil, compartilhe-o com seus contatos nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário