CNPJ da Atlética: explicamos o que é preciso fazer para tirar

4 minutos para ler

Tornar-se Pessoa Jurídica é um passo muito importante para profissionalizar a sua atlética. Mas nessas horas surgem muitas dúvidas sobre como tirar CNPJ e providenciar a documentação. Aliás, manter tudo em ordem evita muitos problemas no futuro — com as transações financeiras e os contratos, por exemplo.

Atuar como associação registrada traz muitas vantagens, como um maior controle interno e a credibilidade transmitida ao público, aos fornecedores e aos parceiros. Apesar de o processo parecer complicado, ele é bastante simples para pequenos empreendimentos.

Quer entender melhor sobre como emitir o seu Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica? Acompanhe este post que vamos explicar para você!

Por que ter um CNPJ para a atlética?

Como falamos, o CNPJ é muito importante para tornar a atlética mais profissional, além de ser uma obrigação legal da associação. Só com esse registro é possível fazer o controle fiscal, o que permite ter uma conta bancária de Pessoa Jurídica, emitir notas fiscais e realizar outras operações.

Então, se liga na regulamentação para não perder aquele evento incrível por não se organizar a tempo, beleza?

O que é CNPJ afinal?

Todas as pessoas precisam ter o seu Cadastro da Pessoa Física (CPF) para informarem à Receita Federal que são contribuintes, certo? Da mesma forma, as empresas e associações sem fins lucrativos contam com um documento — o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) — para oficializar a sua existência. Ele é importante para todos os segmentos, inclusive para profissionais autônomos.

Como tirar CNPJ para a atlética?

Agora que você entendeu melhor a importância do registro, precisa saber como tirar CNPJ para a sua atlética. O primeiro passo é fazer uma reunião com os associados para elaborar dois documentos, ambos obrigatórios e com validade jurídica. São eles:

Postamos nos links acima um exemplo de um estatuto e de um de uma ata de constituição cedidos por nossos grandes parceiros da Atlética de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na sequência, você deve fazer a consulta prévia, ou seja, verificar se existem possíveis impedimentos para o procedimento. Isso pode ser realizado na prefeitura da sua cidade e, também, no cartório de registro civil de Pessoa Jurídica.

Registro no cartório de Registro Civil de Pessoa Jurídica

O próximo passo para tirar CNPJ é fazer o registro no cartório correspondente. Para isso, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:

  • requerimento assinado pelo representante legal da entidade;
  • Estatuto (original e cópias), com data e assinatura do requerente e de um advogado;
  • livro com as atas de fundação, aprovação do estatuto, eleição e posse da diretoria e assinaturas;
  • declaração de desimpedimento dos sócios, caso essa informação não esteja presente no Estatuto;
  • cópias autenticadas do CPF e Identidade dos associados.

Registro do CNPJ na Receita Federal

Providenciou tudo no cartório? Agora, é o momento de fazer o CNPJ da sua atlética e colher os benefícios disso. Essa etapa é fácil. Você vai precisar gerar o Documento Básico de Entrada no CNPJ (DBE), para isso precisara de uma contabilidade para finalizar o cadastro CNPJ.

Com o documento em mãos, não deixe de entrar em contato com a prefeitura para saber quais são os procedimentos para emitir o Alvará de Licença do Corpo de Bombeiros e o Alvará de Funcionamento da Prefeitura, fechado?

Deu para entender como tirar CNPJ para a atlética e o quanto esse processo é sério? Se você quer transmitir profissionalismo, evitar dores de cabeça no futuro e garantir o crescimento da sua associação, transforme-a oficialmente em uma pessoa jurídica já.

A partir desse momento você precisara de uma contabilidade para dar continuidade as escritas fiscais/contábeis e acessórias da entidade. Para lhe dar um suporte e toda consultoria necessária em todas as etapas contamos com o ContabilizeAqui, uma contabilidade online onde você terá todo o suporte de forma prática e clara.

Atléticas clientes da Umais contam com o serviço da ContabilizeAqui com descontos exclusivos do nosso catálogo de fornecedores.

Se você precisar de ajuda com a gestão e a divulgação da atlética, pode contar com a Umais. Somos uma plataforma completa para facilitar a sua vida. Entre em contato para saber mais informações!

Posts relacionados

Deixe um comentário