Como gerar engajamento entre os sócios? Confira aqui!

7 minutos para ler

A sua atlética ficou estagnada na quantidade de sócios? Ou pior: você vem perdendo membros? Talvez, a solução esteja na forma como você engaja essas pessoas. Aliás, como gerar engajamento? Saiba que com algumas ações básicas, é possível reforçar a retenção e atrair mais interessados.

O problema é que não adianta muito buscar novos membros se a sua atlética não tem nenhum grande diferencial para apresentar. Por isso, além de investir no relacionamento com os sócios, é importante desenvolver iniciativas e produtos personalizados.

Neste post, vamos mostrar quais são os benefícios de engajar pessoas e como gerar engajamento para mantê-las na sua Atlética e atrair mais membros. Confira!

Quais são os benefícios de manter os sócios engajados?

Veja, abaixo, quais são as principais vantagens de engajar os sócios em uma Atlética!

Oportunidade de crescimento

Manter o sócio torcedor engajado e motivado é um ótimo meio de fazer a sua Atlética crescer e se tornar mais influente. Para isso, é importante contar com equipes esportivas em diferentes modalidades. E com a expansão, há uma grande possibilidade de a sua associação atrair melhores atletas.

Além disso, o crescimento da Atlética como um todo também traz melhorias para as finanças. Com mais dinheiro em caixa, é possível desenvolver os melhores eventos, divulgá-los de forma adequada e contratar boas atrações para que todo mundo se divirta.

Melhoria da imagem

Muitas Atléticas costumam ser vistas, por leigos, como instituições semelhantes às fraternidades norte-americanas: um local com festas intermináveis e pouco estudo. Mas ao investir no engajamento, você tem a oportunidade de se descolar dessa imagem de uma vez por todas.

Do contrário, quando mantém uma gestão aberta e estimula a participação de todos, sua Atlética passa a ser vista como um ambiente inclusivo e amistoso, principalmente para os calouros. Essa é a chance de combinar, por exemplo, eventos esportivos de destaque com ações sociais sem esquecer do acolhimento aos novos alunos. Assim, você também ganha o respeito dos sócios.

Aumento dos sócios

Com uma Atlética dedicada a acolher carinhosamente os calouros e os veteranos que ainda não se associaram, a tendência é de que a sua reputação melhore de forma natural. Além disso, pessoas bem tratadas conversam com outros estudantes, o que estimula o aumento de sócios.

É importante lembrar que muitas universidades contam com alunos de todo o país. Muitos deles se mudam de cidade, mesmo sem conhecer absolutamente ninguém no local atual. Ter uma equipe receptiva e engajada ajuda a atrair aquelas pessoas que ainda estão procurando meios de socializar e lidar com uma situação totalmente nova.

Como gerar engajamento em sua Atlética?

Com algumas dicas simples e práticas, você pode gerar engajamento entre os sócios de sua Atlética e torná-la uma vitrine para outras pessoas. Dê uma olhada nos tópicos abaixo para se inspirar!

Bom relacionamento

Entrar na faculdade é uma conquista e tanto, mas é apenas o início de uma jornada. Por mais que as pessoas se deem bem logo de cara no curso que escolheram, serão quatro, cinco ou até seis anos de desafios diários e aprendizado constante. E qual é o papel da Atlética nisso tudo?

Ela estará à disposição dos alunos, tornando o período inicial de adaptação mais fácil e dando todo o suporte para que a estadia na universidade seja proveitosa em todos os sentidos. Inclusive, o bom relacionamento construído com os associados despertará o engajamento e o desejo de convidar mais pessoas para se juntar à turma.

Mas é importante não restringir as ações de integração somente às pessoas que acabaram de chegar na instituição de ensino. Você também precisa investir em ações que atraiam veteranos ainda não associados. Isso pode ser feito por meio do diálogo honesto e eventos de primeira linha.

Venda de acessórios

Por estarem muito associadas à prática de esportes, é natural que as Atléticas inspirem um sentimento de irmandade e pertencimento. Os sócios mais entusiasmados certamente perguntarão pelos acessórios personalizados, como camisetas, agasalhos e chaveiros.

Cabe a você, capriche na confecção desses itens, apostando em materiais de qualidade e que destaquem bem as cores da Atlética. Uma camisa ou um agasalho bonitos despertarão a curiosidade de outras pessoas. Com uma conversa legal, será possível atraí-las para o time.

Atividades sociais

A gente já sabe que festas e eventos esportivos são tudo de bom. Mas a Atlética não deve se restringir apenas a essas ações. Também há espaço para tratar de assuntos mais sérios e fazer o bem por outras pessoas.

Ao realizar atividades sociais, por exemplo, além de levantar recursos para ajudar aqueles que precisam, a Atlética se tornará uma referência. Dá até mesmo para combinar os esportes à responsabilidade social, criando campeonatos especiais para arrecadar dinheiro para iniciativas específicas.

Assim, os associados farão parte de um time que pensa não apenas no divertimento, mas também no bem-estar de pessoas em condições desfavorecidas. É possível até mesmo engajar sócios não diretamente ligados à prática esportiva, mas que queiram contribuir com as atividades sociais. Já pensou nisso?

Festas de integração

Organizar eventos é uma iniciativa realmente valiosa para o sucesso da sua estratégia de engajamento. Além de ajudarem os estudantes a terem bons momentos e esquecerem um pouco os desafios da vida acadêmica, eles ainda geram renda.

Em geral, os jogos universitários e os demais eventos esportivos são bons momentos para realizar festas temáticas, calouradas e atividades.

Mas é importante ficar de olho no calendário: feriados prolongados costumam deixar o campus e as redondezas bastante vazios, já que os estudantes costumam aproveitar esses períodos para visitar a família em outras cidades.

Por isso, uma boa ideia é priorizar eventos no meio da semana, assim como no início e no fim do semestre. Vale lembrar que as universidades contam com o seu próprio calendário de recessos, então, você também precisa ficar atento a isso. Ah, e não se esqueça de inovar nos temas. Afinal de contas, ninguém quer ter a impressão de estar frequentando a mesma festa eternamente, não é mesmo?

Oportunidades para que os sócios se diferenciem

Sua Atlética, certamente, não é a única da universidade inteira. Os cursos com mais procura dentro do sistema acadêmico costumam até mesmo ter mais de uma. Como se diferenciar e mostrar que a sua oferece mais vantagens aos associados?

A resposta está na personalização. Além dos itens de vestuário que mencionamos, é uma ótima medida criar brindes próprios, batizados de acordo com o nome da Atlética ou de bebidas exclusivas. Isso reforçará a identidade e fará com que todos se sintam parte de algo único.

Outro meio importante é firmar parcerias com prestadores de serviço que tenham a ver com a vida na Atlética, como academias e lanchonetes. É interessante, também, oferecer descontos para os sócios em festas concorridas. Aliás, eles vão adorar esse “mimo”.

Gostou de saber como gerar engajamento em sua Atlética? Com nossas dicas, você vai mostrar que ela não se limita unicamente à prática esportiva e à realização de festas.

É muito importante que a Atlética entenda que todas as atividades que a organização promove devem estar atreladas à ações de engajamento para sócios. Isso fará com que os alunos percebam as vantagens durante todo o curso, o que aumenta a possibilidade de se associarem.

E aí, curtiu o post e quer continuar informado sobre o universo das Atléticas? Então, não vacile e assine já a nossa newsletter para receber novos conteúdos em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe um comentário