Fique por dentro dos principais cargos e funções na atlética

4 minutos para ler

A atlética é uma associação que oferece uma experiência muito rica durante a vida universitária. Além do incentivo ao esporte, ela traz uma vivência de gestão, desenvolvendo habilidades e competências empreendedoras nos que trabalham ativamente nela. São muitas demandas e é fundamental saber os cargos e funções na atlética. Assim, você garante a sustentabilidade da associação, além de bons resultados.

Neste artigo, mostraremos quem faz o quê. São papéis para inspirar a estrutura do seu grupo e reforçar as atribuições desempenhadas por cada um. Depois de tirar o CNPJ da atlética, é preciso saber lidar com a rotina de uma empresa e garantir que ela tenha fôlego para jogos, festas e o que vier pela frente. Boa leitura!

Presidente — um dos principais cargos e funções na atlética

Assim como o presidente de uma empresa, é quem deve estar por dentro de tudo o que acontece. O presidente desempenha um papel de liderança, se comunicando com todas as diretorias da atlética, entendendo quais são as expectativas dos estudantes e necessidades da associação que devem ser atendidas. Além disso, o presidente também deve ficar a par da rotina empresarial, assegurando que tudo esteja em dia.

Entretanto, nem só de funções burocráticas vive o presidente de uma atlética. Ele vai às reuniões das ligas universitárias e é a pessoa que precisa fazer acontecer. As principais habilidades que precisam ser desenvolvidas por este profissional são iniciativa, articulação, capacidade de liderança e execução.

Vice-presidente — fundamental para dar suporte e ter visão ampla

O vice-presidente da atlética também deve estar antenado em tudo o que acontece e ter disposição para fazer as coisas funcionarem. Junto do presidente, ele enfrenta as questões de gestão da atlética e precisa ter uma visão longa. Afinal, sua participação pode ajudar a antecipar e contornar crises, além de identificar e aproveitar oportunidades. 

Diretor financeiro — suporte às contas e sustentabilidade da atlética

Uma atlética vive de muito mais coisas além do dinheiro, mas sem ele, não dá para a associação continuar a existir. É no equilíbrio dessa situação que o diretor financeiro mostra a força do seu cargo. Ele precisa desenvolver o planejamento financeiro, manter os pagamentos em dia e acompanhar a rotina contábil. A principal função esperada dele é garantir que a atlética não vai ficar sem dinheiro.

Diretor de patrimônio — desenvolvedor de produtos que impactam

Assim como o presidente e o vice-presidente funcionam melhor em dupla, o diretor de patrimônio pode ser visto como um intermediário entre o diretor financeiro e o marketing da atlética. Isso porque ele é responsável por desenvolver produtos que vão fazer sucesso, agradando o público e arrecadando fundos para a atlética. Normalmente, essa pessoa precisa ter um tino para:

  • entender o que o público quer;
  • encontrar os fornecedores adequados;
  • desenvolver produtos personalizados, com a cara da atlética;
  • não comprometer o orçamento da associação;
  • organizar despesas e entradas para garantir lucro com as ações.

Diretor de eventos — especialista em reunir, integrar e articular

É a pessoa com um networking e boa interação entre o público, deve conseguir patrocínios e fundos para desenvolver as festas da atlética. Além disso, ele deve garantir eventos de alta qualidade, inesquecíveis. Esse cargo pede uma pessoa criativa, que ajude a fortalecer o branding da atlética. Ao mesmo tempo, deve ser alguém organizado, disposto a desenvolver e acompanhar cronogramas e planejamentos.

Como você viu, os cargos e funções na atlética são muito importantes para garantir que ela tenha bons resultados dentro e fora das quadras. Para manter a associação oferecendo as melhores experiências aos estudantes, é preciso saber quem acrescenta mais em qual área, lembrando que o segredo é ter todos juntos olhando para o mesmo objetivo: o sucesso da atlética.

Para entender mais como sobre essa organização funciona, leia nosso guia completo para entender o funcionamento de uma atlética!

Posts relacionados

Deixe um comentário