Confira essas 5 dicas e se dê bem como calouro na faculdade

4 minutos para ler

Ser um calouro na faculdade, para muitos, parece ser algo um tanto complicado, mas a vida universitária na qual está ingressando pode ser incrível e construir conexões com outras pessoas será fundamental para o seu futuro profissional.

Para te ajudar nesse início, elaboramos um pequeno guia com cinco dicas essenciais para começar o ano letivo da melhor maneira possível. Pegue um café (ou qualquer outra coisa) e venha ler essa postagem!

1. Participe daquilo que mais lhe interessar

Os primeiros dias podem ser muito complicados, mas fique tranquilo que isso logo passa. Uma boa maneira de começar a se enturmar e se sentir “em casa” é buscar por atividades que sejam de seu interesse.

Esses grupos, geralmente, são bem receptivos e proporcionam uma ótima forma de estabelecer um networking sadio.

Gosta de esportes? Inscreva-se nos jogos universitários. Gosta de ler? Busque por grupos de estudo. Acredita que seria um bom representantes dos alunos na faculdade? fala com o Centro Acadêmico ou, então, procure qualquer outro coletivo que melhor te representar.

2. Fique por dentro dos horários

Esqueça aquela rotina que você tinha no ensino médio! Na faculdade, os horários sempre mudam e é preciso ficar atento a isso. É comum que você tenha horários vagos no meio do período, por isso, saber que horas começa a sua aula e em qual sala é fundamental.

Isso evitará que você fique perdido e acabe se atrasando para as aulas, o que poderá prejudicar o seu desempenho e o de seus companheiros de sala.

3. Esteja aberto a conhecer pessoas

A vida universitária é, sem dúvidas, um dos melhores momentos de sua vida, então aproveite-a ao máximo. Busque conhecer o máximo de pessoas que conseguir, pois, no futuro, eles poderão render boas oportunidades de emprego para você.

Se você é um calouro na faculdade do tipo mais introvertido, essa é a hora de mudar essa realidade! Vença seu medo de falar com novas pessoas e evite passar o curso todo dentro de uma “bolha social”.

4. Participe de grupos e eventos

Já assistiu a algum filme da saga American Pie? Pois é, você descobrirá que a realidade não chega nem perto daquilo, mas as festas universitárias são eventos recorrentes.

Elas são um excelente momento para conhecer mais pessoas que não são do seu curso e, até mesmo, seus veteranos, que poderão lhe auxiliar (e muito) em seus primeiros meses de calouro na faculdade.

Participar de empresas juniores, de projetos de pesquisa ou de uma atlética, por exemplo, também são ótimas maneiras de conhecer novas pessoas e participar de eventos.

5. Converse com seus professores

Ser um calouro na faculdade não é motivo para ter medo de seus professores. Eles são, em sua grande maioria, pessoas gentis e que se preocupam com o seu desenvolvimento, mesmo que não cobrem tanto de você como os professores do ensino médio.

Na faculdade, você terá muito mais liberdade, o que implica em uma responsabilidade muito maior. A obrigação de buscar conhecimento é sempre sua, então, ficou com alguma dúvida ou está com alguma dificuldade na matéria? Fale com o seu professor.

Além disso, eles são profissionais que podem te gerar boas oportunidades de estágio e manter um bom relacionamento com eles é essencial.

Ser um calouro na faculdade não é um momento para se temer, mas sim, para começar a preparar a sua carreira profissional e desenvolver sua vida pessoal e habilidades de comunicação, pois é nela que você construirá um futuro de sucesso.

E você? O que achou desta postagem? Deixe sua opinião nos comentários e conte-nos suas experiências!

Posts relacionados

Deixe um comentário