4 situações comuns que toda gestão de atlética universitária enfrenta

3 minutos para ler

Como você já sabe, a atlética universitária é uma associação formada por alunos, que tem o objetivo de valorizar os esportes, criar eventos maneiros e integrar os alunos da universidade. Para que ela seja um sucesso, é preciso contar com uma equipe comprometida e envolvida.

Mesmo assim, alguns problemas são comuns, mas podem ser evitados com uma gestão bem organizada. Continue a leitura e entenda como a atlética é formada, além de conhecer as principais situações enfrentadas e como lidar com elas!

Quais são os problemas mais comuns em atléticas?

Conheça, agora, os problemas mais frequentes nas atléticas e veja como eles podem ser evitados!

1. Falta de fidelização dos associados

Quando o programa de sócio-torcedor não oferece benefícios ou é pouco divulgado, a adesão tende a ser baixa. Como consequência, o crescimento da atlética fica estagnado e podem surgir dificuldades financeiras.

Para fazer isso de forma atraente, você pode contar com uma plataforma de gestão de sócios, que ajude a montar um programa de vantagens convidativo. Isso vai mostrar profissionalismo, além de destacar os benefícios de entrar para o clube.

2. Ausência de suporte

Organizações dessa natureza funcionam de forma independente, quase sempre com pouco ou nenhum apoio da universidade. Para evitar problemas, é preciso que alguns membros da equipe sejam mais experientes.

Além disso, é importante buscar ajuda de uma empresa de gestão, que vai reduzir a burocracia e aliviar o trabalho da equipe. Assim, é possível deixar os processos mais rápidos, melhorar o uso dos recursos e dispor de suporte sempre que for preciso.

3. Inexistência de verbas

Um dos problemas mais comuns das atléticas é o gerenciamento do dinheiro. Com os gastos e o pouco fluxo de caixa, a equipe sempre acaba com o orçamento apertado ou, até mesmo, insuficiente.

Para isso, é preciso adotar algumas medidas como: planilhar as contas fixas, projetar os gastos variáveis e ter um fundo reserva para imprevistos. É importante ter uma conta só para a atlética e detalhar todas as ações financeiras para evitar comprometer valores maiores do que a receita obtida.

Como já foi dito, é uma boa opção contar com o suporte de uma empresa mais experiente. Assim, o dinheiro pode ser melhor investido, garantindo um bom retorno para evitar fechar a temporada no vermelho.

4. Dificuldade para encontrar parcerias

Para evitar problemas e garantir o sucesso da atlética, é preciso que existam muitas ações conjuntas. Encontrar parcerias, por exemplo, exige que a associação mostre profissionalismo e seriedade.

Sendo assim, boa gestão e marketing adequado garantem muitos patrocínios. Para não ter dificuldade nessa estratégia, é importante cuidar da organização interna e investir na imagem da marca.

Como vimos, as tarefas da equipe gestora da atlética universitária não são simples. É preciso que haja muita experiência e organização para fugir das situações desagradáveis e tornar a associação top. Uma boa maneira de fazer isso é recorrer à Umais, uma plataforma de gestão pensada especificamente para o público universitário.

Quer saber como fazer a sua atlética deslanchar e ter suporte sempre que precisar? Entre em contato com a Umais e conheça os nossos planos especiais!

Posts relacionados

Deixe um comentário